29 de abril de 2015

Rosas... Com maçã!



Hoje trago-vos uma receita que, para além de saborosa, fica lindíssima em qualquer mesa! 

Apaixonei-me por estas rosas feitas com maçã no momento em que as vi. Corrigi logo a minha lista de compras para o dia seguinte et voilá! O resultado é encantador!

Em relação à receita original, fiz apenas uma alteração: em vez de usar a compota de alperce utilizei a compota de maçã da Casa do Chavascal. Feita com a riquíssima maçã da porta da loja, esta compota tem a textura e a acidez ideal para que estas rosas de maçã possam ter consumidas tanto como sobremesa, tanto como acompanhamento de alguns pratos, nomeadamente carnes assadas.

No entanto, no final, e porque a gulodice é muita, acabei por polvilhá-las com açúcar e canela, transformando-as numa óptima sobremesa, com um excelente contraste de sabor e de texturas.

Façam como eu: metam mãos à obra e deliciem-se!


Ingredientes (para 6 maçãs)

| 1 base de massa folhada rectangular
| 1 maçã grande
| 1l de água
| sumo de meio limão
| compota de maçã Casa do Chavascal qb
| açúcar em pó e canela qb


Preparação

Corte a maçã ao meio; retire os caroços e corte-as em lâminas finas no sentido transversal (usei o cortador de legumes para obter lâminas finas e uniformes).
Numa taça, coloque a maçã laminada, a água e o sumo de limão e leve ao microondas durante 3min. Coloque num coador e reserve.
Estenda o rolo de massa folhada e corte 6 tiras no sentido transversal. 
Barre cada uma delas com a compota de maçã e depois coloque as meias luas de maçã num dos lados, com a parte arredondada para cima.
Dobre ao meio a massa folhada e depois enrole-a, formando assim a rosa de maçã.
Coloque as rosas numa forma de queques forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30min ou até ficarem douradas.
Polvilhe com o açúcar em pó e a canela. Sirva morno ou frio.


Divirtam-se e desfrutem!





Sem comentários:

Enviar um comentário