11 de junho de 2015

Mil folhas com creme de queijo e limão e mirtilos



Os mil folhas fazem parte das minhas mais doces recordações de infância - quer por ser um bolo que a minha mãe usava com alguma frequência na elaboração de outras sobremesas, quer por uma conversa que tive uma vez com o meu tio, precisamente a propósito da compra de mil folhas para preparar um semi-frio:

- Tio, a minha mãe pede para logo lhe trazeres 4 mil folhas.
- Fogo, e para que raio é que ela quer 4000 folhas?!
Vicissitudes da língua portuguesa...

Desta vez decidi experimentar eu mesma os ditos mil folhas; o creme de recheio é diferente daqueles que se compram, que é muito mais espesso e elástico, mas o resultado foi uma sobremesa fresca e com óptimo aspecto, como podem comprovar! Usei o queijo cremoso magro dos Lacticínios das Marinhas, que tem uma textura super cremosa e é de muito fácil utilização.

Podem também experimentar outros recheios, nomeadamente acrescentar ao creme base uma colher de compota de frutos vermelhos em detrimento do sumo de limão, sendo o resultado também muito agradável.



Ingredientes

| 1 base de massa folhada de compra (rectangular)
| Açúcar em pó qb
| 200ml de natas
| 75 gr de queijo cremoso magro Lacticínios das Marinhas
| Sumo de 1 limão

Preparação


Estenda a massa numa superfície polvilhada com açúcar em pó. Corte em rectângulos de aproximadamente 8 por 6 centímetros.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 15min, até folhar e ficar dourada.
Bata as natas com 4 colheres de açúcar em pó. Junte o queijo e o sumo de limão e misture até obter um preparado cremoso.
Disponha este creme sobre os pedaços de massa, com o auxílio de um saco de pasteleiro ou usando uma faca para espalhar o creme.
Coloque os mirtilos sobre o creme e, por cima, outro rectângulo de massa.
Polvilhe com açúcar em pó.





Sem comentários:

Enviar um comentário